MEDITAÇÕES

Meditação -  n. 01
O MARTIRIO DOS APÓSTOLOS

O martírio dos apóstolos foi anunciado por Jesus: "Por isso, diz também a Palavra de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns e perseguirão outros" (Lc 11.49). "E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome" (Lc 21.16-17). "Se a mim me perseguiram também vos perseguirão a vós... mas tudo isso vos farão por causa do meu nome" (Jo 15.19-20). "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos...eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas, e sereis conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim..." (Mt 10.16-18).
Com relação aos sofrimentos e martírio de Paulo, Jesus revelou: "Eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome" (At 9.16). Vejamos como os apóstolos morreram:
1. ANDRÉ - O lugar do seu martírio foi em Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Diz a tradição que ele foi amarrado a uma cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse.
2. BARTOLOMEU - Tem sido identificado com Natanael. Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia, pregando e ensinando. Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Outros dizem que teria sido golpeado até a morte.
3. FILIPE - Natural de Betsaida, cidade de André e Pedro. Diz-se que pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis.
4. JOÃO - O primeiro a crer na ressurreição de Cristo (Jo 20.1-10). A tradição relata que João residiu na região de Éfeso, onde fundou várias igrejas. Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse (Ap 1.9). Após sua libertação teria retornado a Éfeso. Teve morte natural, provavelmente, com 100 anos de idade.
5. JUDAS TADEU - Diz a tradição que pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Síria e também na Pérsia, onde foi martirizado juntamente com Simão, o Zelote.
6. MATEUS - Há várias versões sobre a sua morte. Teria morrido como mártir na Etiópia.
7. MATIAS - Escolhido para substituir Judas Iscariotes (At 1.15-26). Diz-se que exerceu seu ministério na Judéia e Macedônia. Teria sido martirizado na Etiópia.
8. PEDRO - Pescador, natural de Betsaida. Seu primeiro sermão foi no dia de Pentecostes. Segunda a tradição, sua crucifixão verificou-se entre os anos 64 e 67, em Roma, por ordem de Nero. Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição de Cristo.
9. SIMÃO, o Zelote - Dos seus atos como apóstolo nada se sabe. Está incluído na lista dos doze, em Mateus 10.4, Marcos 3.18, Lucas 6.15 e Atos 1.13. Julga-se que morreu crucificado.
10. TIAGO, O MAIOR - Natural de Betsaida da Galiléia, pescador (Mt 4.21; 10.2). Por ordem de Herodes Agripa, foi preso e decapitado em Jerusalém, entre os anos 42 e 44.
11. TIAGO, O MENOR - Filho de Alfeu (Mt 10.3). Missionário na Palestina e no Egito. Segundo a tradição, martirizado provavelmente no ano 62.
12. TOMÉ - Segundo a tradição, sua obra de evangelização se estendeu à Pérsia (Pártia) e Índia. Consta que seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 da era cristã
13. PAULO - Natural de Tarso, na Cilícia (hoje Turquia). Nome romano de Saulo, o Apóstolo dos Gentios. Segundo a tradição, decapitado em Roma, nos tempos de Nero, no ano 67 ou 70 (At 8.3; 13.9; 23.6; 13-20).
Ainda hoje, anualmente, milhares de irmãos em são martirizados em todo o mundo, se cumprindo o que diz a Palavra do Senhor: "Se a mim me perseguiram também vos perseguirão a vós... mas tudo isso vos farão por causa do meu nome" (Jo 15.19-20). "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos...eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas, e sereis conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim..." (Mt 10.16-18). Diante de tudo isso, devemos fazer uma séria reflexão: O Evangelho pregado em nossas igrejas inclui a possibilidade de sofrimento por amor a Cristo. Ou anunciamos somente prosperidade, fartura, longevidade e saúde? Pense nisso!




Meditação n. 2
É TEMPO DE BUSCAR A DEUS

"Buscai ao Senhor em quanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." 
Hoje é tempo de buscar a Deus. Essa busca não é uma opção, mais sim uma necessidade. 
Se você ainda não buscou a Deus, com um coração puro, pronto para ser usado pelo Senhor. Disposto a dedicar-se na causa do Senhor, faça isso já!
Busque-o, invoque-o. Deus te ama! 



Meditação n.3

UM HOMEN CHAMADO JESUS
João 9. 11
 

A Biblia apresenta Jesus

1.  Jesus um homem bom Conselheiro
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, 
e a sua justiça,e todas estas coisas vos serão 
acrescentadas. (Mateus 6. 33)

2. Jeus um homem misericordioso
Se confessarmos os nossos pecados, 
ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados,
e nos purificar de toda a injustiça. (I João 1.9)

3. Jesus um homem salvador
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, 
não para que condenasse o mundo, mas para
que o mundo fosse salvo por ele. (João 3.17)

4. Jesus um homem libertador
Vinde a mim, todos os que estais cansados
e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11.28)

5. Jesus um homem avivalista

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida;
quem crê em mim, ainda que esteja morto,viverá; (João 11.25

6. Jesus o caminho do encontro com Deus
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade 
e a vida;ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14.6)

7. Jesus a fonte do Espírito Santo
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus 
pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém 
tem sede, venha a mim, e beba. 39 E isto disse ele do Espírito 
que haviam de receber (João 7.37)

8. Jesus um homem que cura os infermos
E JESUS, cheio do Espírito Santo[disse Jesus]1.8 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração - (Lucas 4. 1)
9. Jesus o Destruidor das obras do diabo
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde 
o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as 
obras do diabo (I João 3.8)

Que sua vida possa ser de total confiança, naquele que era que é e que será para todo sempre. Jesus cristo!


Meditação 4
Renovação. Uma Necessidade de todos
Rom 12.2
No texto acima, há três coisas importantes, para todo cristão: 
1.uma ordem expressa; 2.Um resultado;  3. Uma condição


"Certa ave de rapina, ia voando tranquila, quando viu ao longe, um cavalo que ia sendo levado pelas águas de um rio. aquela ave, decidiu baixar o vôo,  e desceu até aquele animal, que já morto ia rio a baixo, levado pela correnteza. aquela ave sem pensar duas vezes, cravou suas garras, no corpo daquele cavalo, e começo a comer as carnes daquele pobre animal, e a medida que ia passando o tempo, suas garras iam penetrando cada vez mais no corpo do cavalo. E quando ela se deu conta, estava descendo um despenhadeiro. tentou inutilmente sair, mais era tarde, suas unhas estavam tão profundamente encravadas que ela não conseguia se soltar, e por isso ela desceu correnteza a baixo, e morreu cravada naquele animal." 
Somos bombardeado a todo instante com as coisas desta vida, e muitas vezes nos envolvemos tanto com essas coisas, que nem percebemos que estamos indo em direção a morte.
ouçamos a recomendação da Palavra de Deus, expressa desta três maneiras:
1. Uma ordem expressa: "Não vos conformeis com este mundo".
Não se conformar, significa não viver de acordo com os padrões do mundo. A ordem do senhor, é para não nos envolvermos com o mundo, nem moldar a nossa vida, pelos padrões do mundo sem Deus.
2.Uma condição. "Mas, transformai-vos pela renovação da vossa mente". A medida que nos aproximamos do Senhor,  somos transformados por Ele dia após dia. Somos transformados, em nosso coração, em nossa mente, e nosso espírito.
3. Um resultado: "Para que experimenteis, qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Aqui está o resultado final. "conhecermos a vontade de Deus, para a nossa vida.


A unica condição para experimentar a vontade de deus, em toda a sua plenitude, é obedecer a ordem expressa do Senhor, nos distanciando de tudo que desagrada a Deus, e procuramos viver em novidade de vida.
Deus te abençoe!